Por Renata Lundgren
(Matéria postada com atraso, pois fiquei sem as fotos para ilustrar)
No final da tarde de 15 de janeiro de 2011 foi comemorada a 413ª Festa de Santo Amaro com o tema: "Santo Amaro, um olhar sobre a cidade". Evento tão rico de expressões da nossa cultura e que é tão pouco divulgado. Nesta edição, eu fiz questão de participar de toda a comemoração e vou tentar retratar, humildemente, um pouco do que vi para vocês.
Exatamente às 18h os fogos clarearam o céu da cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE) e uns poucos fiéis se aproximam do andor. Entoada ao som do hino do Padroeiro a procissão deixa a Matriz de Santo Amaro.
A medida que a imagem seguia mais pessoas se juntavam ao grupo que ao final do trajeto chegou a marca de aproximadamente 15 mil fiéis. As cores azul e branca, as bandeirinhas nas mãos, a emoção e a fé a flor da pele se destacavam naquele mar de gente. Ao ver os pés descalços de uma senhorinha de mais ou menos 80 anos e a lágrimas nos olhos de um jovem rapaz me deixou realmente encantada com tudo aquilo. O mais curioso foi saber que gerações e gerações de famílias participam todos os anos...
Bem, mas vou parar por aqui, pois gostaria muito que quem tiver interesse vá lá e confira de perto.
Bem, mas vou parar por aqui, pois gostaria muito que quem tiver interesse vá lá e confira de perto.
Há coisas maravilhosas acontecendo a todo momento basta abrir o coração para ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário